Destaque

CRP-15 presente na VIII Conferência Municipal de Assistência Social em Arapiraca

A VIII Conferência Municipal de Assistência Social aconteceu em Arapiraca, dia 22 de julho, no Levino’s Hall, abordando a temática ”Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” e seus subtemas: ”O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios”; ”O pacto federativo e a consolidação do SUAS” e o “Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática”.

A Conferência constitui uma instância que tem por atribuição a avaliação da Política de Assistência Social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Antes da etapa Municipal, aconteceram oito pré-conferências abordando os assuntos referidos.

No evento, estiveram presentes o presidente do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15), conselheiro Félix Villanova (CRP-15/0160); o vice-presidente do CRP-15, conselheiro Nilo Borba (CRP-15/3101) e a presidente da subsede do CRP-15 Arapiraca e também Conselheira Municipal de Assistência Social de Arapiraca (CMAS), psicóloga Fernanda Lira Mendes Costa (CRP-15/3101), enquanto entidades representantes dos trabalhadores psicólogo/as atuantes no SUAS, em Arapiraca.

Na ocasião, os mesmos foram cumprimentados pela Secretária Municipal de Assistência Social de Arapiraca (SEMAS) e também presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Anadja Gomes, a qual destacou o excelente trabalho que o CRP-15 vem exercendo ativamente no CMAS, por meio de sua representante, psicóloga Fernanda Lira.

No início do evento, com centenas de profissionais e estudantes que se credenciaram gratuitamente, houve apresentação teatral de jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e execução dos hinos Nacional e do município de Arapiraca, além da leitura, na íntegra, do Regimento Interno, com sua devida aprovação.

“Neste 2015, o SUAS completa 10 anos de existência, atuando em 99,6% dos municípios brasileiros, um grande avanço político com qualificação no atendimento, nos serviços ao povo. Temos oito Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e mais um sendo erguido – o do bairro Primavera –, onde nestes locais são trabalhados os fortalecimentos de vínculos entre as famílias arapiraquenses. Sob os olhares da prefeita Célia Rocha, este é um trabalho que vem sendo feito com zelo e profissionalismo”, disse a secretária Municipal de Assistência Social (Semas), Anadja Gomes.

A Conferência contou também com as presenças da secretária Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), Myrka Lúcio; do secretário Municipal de Governo, José Lopes; do presidente da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), Brás Antônio de Farias; do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, João Pereira e do analista da Controladoria Geral da União (CGU), Sérgio Studart.

Em meio aos eixos levantados – “Dignidade Humana e Justiça Social: Princípios Fundamentais Para a Consolidação do SUAS”, “Participação Social como Fundamento do Pacto Federativo no SUAS”, “Primazia da Responsabilidade do Estado: Por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo”, “Qualificação do Trabalho no SUAS na Consolidação do Pacto Federativo” e “Assistência Social É Direito no Âmbito do Pacto Federativo” –, várias prioridades foram colocadas a fim de serem levadas as proposições para a X Conferência Estadual de Assistência Social, a qual ocorrerá nos dias 8 e 9 de outubro.

No final, houve a eleição do/as delegado/as que representarão os anseios de Arapiraca, na Conferência Estadual. A psicóloga Fernanda Lira está entre o/as eleito/as.

por subsede CRP-15 Arapiraca com ASCOM Prefeitura de Arapiraca
Fotos: subsede CRP-15 Arapiraca com ASCOM Prefeitura de Arapiraca