Destaque

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Contra Crianças e Adolescentes será realizado no CRP-15

#18deMaio #FaçaBonito #Disque100

A violência sexual é o abuso de poder pelo qual crianças e adolescentes são usados para satisfação sexual de adultos, sendo induzidos ou forçados a práticas sexuais. A exploração sexual e o abuso sexual são manifestações de violência sexual. É muito comum que as pessoas confundam o uso dos termos relacionados a esse tipo de violência.

Com o desafio de combater essa triste realidade, a Comissão de Psicologia Jurídica (CPJ/CRP-15) e o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) realizarão no próximo dia 18 de Maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Contra Crianças e Adolescentes”, um debate envolvendo a temática e seus “Desafios e Avanços em Alagoas”, a ser realizado a partir das 19 horas, no auditório 24 de Novembro, do CRP-15.

Inicialmente, haverá uma mesa de abertura com a participação da Comissão de Psicologia Jurídica (CPJ) do CRP-15 e a formação dos debatedores, com o/as palestrantes:

*Nirvana Coelho de Melo – Juíza Titular da 27ª Vara de Família da Capital;
*Manuela Carvalho – Defensora Pública Titular da 28ª Vara da Infância e Juventude;
*Liércio Pinheiro de Araújo (CRP-15/0364) – Psicólogo, Professor Universitário, Doutor em Cognição pela Canterbury University/Reino Unido, assessor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Coordenador da Pós-graduação em Psicologia, Coordenador do Curso de Psicologia do Centro Universitário CESMAC e docente do Programa de Mestrado em Pesquisa e Saúde;
*Franklin Barbosa Bezerra (CRP-15/0361) – Psicólogo Clínico especialista em Psicologia Jurídica, supervisor de estágio obrigatório em Psicologia Jurídica e mestrando em Pesquisa e Saúde.

O encontro será aberto para profissionais da Psicologia, de outras áreas da Saúde e Jurídica.

Mais informações pelo (82) 3241-8231.

Ferramenta
O combate à exploração infanto-juvenil ganhou uma nova ferramenta de denúncia. Através de um aplicativo de celular, qualquer pessoa pode saber como denunciar situações de trabalho infantil, violência sexual, negligência e abandono, entre outras violações de direitos de crianças e adolescentes em Maceió.

Proteja Brasil
Desenvolvido pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH), o aplicativo para iPhone ou celular com sistema Android, foi criado para facilitar denúncias e informar sobre violência contra crianças e adolescentes. Ele permite que o cidadão localize delegacias específicas, fóruns e outros locais destinados à recepção e à averiguação dessas denúncias.

A partir do local onde o usuário está, o Proteja Brasil indica telefones e endereços e o melhor caminho para chegar a delegacias especializadas de infância e juventude, conselhos tutelares, varas da infância e organizações que ajudam a combater a violência contra a infância e adolescência nas principais cidades brasileiras.

Realização:
Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15)

– Comissão de Psicologia Jurídica (CPJ/CRP-15)
Presidente Franklin Barbosa Bezerra (CRP-15/0361)
Denise Paranhos (CRP-15/3756)
Anna Pryscylla Calheiros (CRP-15/2729)
Cynthia Helena (CRP-15/4089)
Aretha de Freitas (CRP-15/4145)
Cláudia Inácio de Sá (Graduada Psicologia)