Destaque

‪21 de Março:‬ Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

Neste sábado, 21 de março, é celebrado o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória à tragédia que ficou conhecida como “Massacre de Shaperville”, em 1960, na cidade de Joanesburgo, na África do Sul.

Na ocasião, vinte mil negros protestavam contra a Lei do Posse — que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles poderiam transitar na cidade — quando se depararam com tropas do exército, que abriram fogo sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186.

O Brasil continua registrando episódios e números que reforçam a necessidade de ampliar a discussão sobre racismo. Mapa da Violência de 2012 demonstra que, enquanto o número de vítimas brancas de homicídio caiu 27,5%, entre 2002 e 2010, o número de vítimas negras no mesmo período teve crescimento de 23,4% – o que evidencia a maior vulnerabilidade da população negra, principalmente os jovens.

O combate ao genocídio da juventude negra e a violência praticada por parte do Estado, por meio das polícias, a luta contra a redução da maioridade penal e o fim dos auto de resistência são pautas da atuação da Psicologia na sociedade.

Juntamente com os Conselhos Regionais de Psicologia, o CFP também vem atuando para dar visibilidade à Resolução 18/2002, que estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação ao preconceito e à discriminação racial.

por ASCOM / CFP