Comissão de Direitos Humanos

Dia Nacional da Visibilidade Trans – 29 de janeiro

Em alusão ao dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado no dia 29 de Janeiro, o Conselho Regional de Psicologia (CRP-15) através da Comissão de Direitos Humanos destaca a importância dessa data na luta contra a transfobia que infelizmente, ainda é uma realidade tão presente e marcante no nosso país.
A nossa sociedade chama profissionais da psicologia à legitimar as identidades de gênero. E é nosso papel entender que nós ocupamos esse lugar, não porque detemos o poder de dizer sobre o corpo do outro, mas sim porquê somos profissionais que estudam o humano, a subjetividade e o comportamento. E essa legitimação precisa ocorrer a partir do contato com as pessoas trans, ou seja, a validação se dá por meio do respeito, do reconhecimento e do acolhimento dessas identidades. Entendendo que o outro é capaz de dizer sobre si, e que cabe à psicologia apenas o papel de engajar-se na luta contra o preconceito e contribuir com o reconhecimento das identidades trans bem como seus corpos e suas existências como legítimas.
Nós psicólogos(as) e estudantes temos o dever e compromisso social com a promoção e prevenção de saúde mental e qualquer conduta que fuja ao que rege nosso código de ética não coaduna com esse conselho. Por isso é dever do psicólogo e de estudantes lutar contra a transfobia que é uma das maiores causadoras de sofrimento psíquico na população trans. Dar visibilidade a população trans é uma forma de dirimir preconceitos e mostrar para a sociedade que subjetividades tão diferentes de nós existem e merecem respeito.
#PraCegoVer Card com o fundo rosa, logo do CRP-15 e imagens pessoas trans em desenho e o título “Dia Nacional da Visibilidade Trans”.