Neste dia 15 de junho, o Conselho Regional de Psicologia (CRP-15) reforça a importância e a necessidade de políticas públicas voltadas para a promoção da saúde mental da pessoa idosa.
A Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com o International Network for the Prevention of Elder Abuse (INPEA) elegeu o dia 15 de junho para deflagrar ações de Conscientização para o Enfrentamento e Combate à Violência contra a pessoa idosa em todo o mundo.
Em 2006, a data foi estabelecida com o intuito de sensibilizar a sociedade para o enfrentamento às diversas manifestações de violências praticadas contra a pessoa idosa, bem como equipá-la para identificar situações que sujeita o idoso a um tratamento desumano, desrespeitoso e degradante.
O Brasil é um país que possui um grande número de pessoas idosas. O censo demográfico informa que há um aumento deste segmento etário com perspectivas de que em 2030, daqui a dez anos, o percentual de idosos no país será de 20% da população.
Infelizmente, a violência contra a pessoa idosa é um dos desafios a serem superados para a conquista de um envelhecimento saudável e com dignidade. Para denunciar a violência contra a(o) idosa(a), ligue para o Disque 100.