Destaque

Feliz Dia Internacional da Mulher

A Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) vem através desta nota ressaltar a importância da luta por consolidação dos direitos de igualdade de gênero.

O 8 de Março não é apenas uma data que faz alusão a uma homenagem às mulheres. Diferentemente de outras datas comemorativas, ela não foi criada pelo comércio, tendo raízes históricas mais profundas e sérias mobilizações políticas em prol da garantia de direitos das mulheres. A data é oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1975 como Dia Internacional da Mulher e é comemorada desde o início do século 20.
Apesar dos direitos das mulheres terem avançado nos últimos anos, ainda há muito pelo que lutar. As estatísticas mostram que estamos muito distantes da agenda dos direitos das mulheres para o século XXI. O Brasil tem números alarmantes em relação à violência de gênero. Uma pesquisa do Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entrevistou 2.084 pessoas entre os dias 4 e 5 de fevereiro de 2018 e constatou que 16 milhões de mulheres sofreram algum tipo de violência, sendo 76,4% dessas agressões praticadas por maridos, ex-namorados ou vizinhos.

Precisamos continuar lutando por igualdade — em todas as esferas da vida pública e privada — para que nunca mais nenhum ser humano seja submetido ou subjugado por seu gênero, classe, raça ou sexualidade.