Destaque

Seminário sobre Psicologia e População em situação de rua de Maceió marca um momento de composição de lutas na garantia de direitos


Com o tema “Psicologia e enfrentamentos às violações de direitos humanos da População em situação de rua”, o Grupo de Trabalho sobre População em situação de rua da Comissão de Direitos Humanos do CRP 15 de Alagoas do Conselho Regional de Psicologia (CRP-15) levou ao auditório 24 de novembro aproximadamente 200 pessoas entre estudantes e profissionais da Psicologia. Seminário marca a parceria entre diversos atores sociais e entidades profissionais, como Assistência Social, Saúde, Movimento Nacional da População de Rua, pessoas em situação de rua, Comissão de Direitos Humanos da OAB/AL, Consultório na Rua, entre outros parceiros.

O Seminário foi coordenado pelos membros da Comissão de Direitos Humanos o Psicólogo Wanderson Nunes (CRP 15/4973) e a Psicóloga Jéssica Ballesteros (CRP 15/4943). Participaram das mesas redondas, Rafael Machado – Coordenador do Movimento de População de Rua Maceió/Nordeste; Daniel Robson Cavalcante Barbosa Gueiros – Advogado, Comissão de Direitos Humanos do da OAB/AL e presidente do Comitê Intersetorial para Políticas Públicas destinadas a População em situação de rua em Maceió; Dinah Ferreira – Atriz e Agente de ação social do Consultório na Rua de Maceió; Rosângela Cabral – Psicóloga e Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas; Flávio Costa – Promotor de Justiça de Alagoas e Adriano da Silva – Psicólogo e Redutor de danos. Mestre em Psicologia (UFAL).
Segundo o Psicólogo Wanderson Nunes (CRP 15/4973), o Seminário teve a participação do Movimento Nacional da População de Rua de Alagoas, representantes dos serviços públicos municipais da Assistência Social e da Saúde. “O evento marca uma data importante da luta da população em situação de rua do País, e para nós da Psicologia, comprometidos com questões sociais e políticas, diz respeito à articulação de pares e o fortalecimento das redes que atendem essa população de modo a efetivar garantias de direitos. Diante do atual cenário é urgente unir forças e diferentes frentes de atuação nas políticas públicas para essa população”, pontuou.

Durante o evento, o grupo teatral Gigante Rua do Movimento Nacional da População em situação de rua, com direção de Dinah Ferreira, atriz e redutora de danos do Consultório na Rua de Maceió, realizou uma intervenção artística no auditório do CRP-15, assinalando as artes como elemento das lutas e intervenções profissionais com essa população.