A Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia lança sua campanha #DiscursoDeÓdioNão em Alagoas.
Em parceria com a Comissão Nacional, a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia (CRP-15) traz para o evento que acontece dia 8 de junho no IPHAN, das 8h às 18h, como discussão central o racismo e seus impactos na saúde mental, bem como visa discutir quais os desafios da prática psicológica diante do cenário atual. O evento é aberto e gratuito! Os participantes receberão certificado de 8 horas e as inscrições serão feitas no próprio evento.
Programação:
Manhã
8h – Abertura e Lançamento da Campanha #DiscursodeÓdioNão
Maria de Jesus Moura (CRP-2/4617) – Psicóloga, Mestra em Psicologia (UFPE), docente, coordenadora do Núcleo de Estudo em Relações Raciais Dandara dos Palmares NUDAR. Membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos.
9h Mesa 1: Racismo estrutural e seus reflexos na saúde mental da população negra
Regina Lopes – Licenciada em Ciências Sociais (UFBA). Mestra em Sociologia (IUPERJ) e doutoranda em Sociologia (UFS).
Regina Juliana Sousa da Silva (CRP-15/3218) – Especialista em Saúde Indígena e em Sáude Pública (FIOCRUZ). Responsável técnica do Programa de Atenção Psicossocial do Distrito Sanitário Especial Indígena de Alagoas e Sergipe DSEI AL/SE.
Tarde
13h – Mesa 2: Processos de subjetivação na construção da negritude em Alagoas
Débora Alves – Psicóloga (UNIT). Mestranda em Psicologia Social (UFAL). Conselheira Nacional de Políticas de Igualdade Racial. Membro da Comissão de Direitos Humanos do CRP/15.
Marcella de Holanda Padilha Dantas da Silva (CRP-15/2561) – Psicóloga (UFAL). Mestra em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (UnB). Doutoranda em Psicologia (UFPE). Professora Assistente da UNCISAL. Psicóloga de crianças e adolescentes da SMS/Maceió.
Zezito Araújo – Historiador (UFAL). Mestre em História (UFAL). Atualmente é técnico pedagógico da Secretaria de Educação de Alagoas.
18h Encerramento com o Perfomer e Psicólogo Alexandrëa Constantino.