Destaque

CRP-15 promove seminário sobre Autismo na cidade de Arapiraca

Na última sexta-feira (27), o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas – CRP-15, através da sua Comissão gestora da Subsede Arapiraca e Comissão de Interiorização, promoveu um seminário com o tema Autismo: Compreender para incluir.

O encontro aconteceu no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca e reuniu profissionais e acadêmicos para um debate aberto, buscando ampliar o diálogo sobre a temática do Autismo, partindo de uma perspectiva multiprofissional. Em sua mesa de abertura estavam presentes a Psicóloga e Presidente da Subsede do CRP-15 em Arapiraca, Liliana de Sena Lúcio (CRP-15/2819), a Psicóloga e Secretária do CRP-15 Zaíra Rafaela Lyra Mendonça (CRP-15/2558) e a Psicóloga e Conselheira do CRP-15, Emylia Anna Ferreira Gomes (CRP 15/2058).

A Psicóloga e Presidente da Subsede do CRP-15 em Arapiraca, Liliana de Sena Lúcio (CRP-15/2819), destacou a importância da discussão dessa temática com a categoria presente no interior do estado. “É essencial o debate aberto sobre a temática do autismo uma vez que o diagnóstico tardio ou errôneo pode interferir de forma negativa no desenvolvimento da criança. Observamos no dia a dia que ainda há escolas resistentes em aceitar crianças com autismo, utilizando desculpas que não existem mais vagas ou que os profissionais não estão preparados para esse tipo de demanda. É perceptível que algumas famílias possuem muitas dificuldades em superar as expectativas geradas em relação a seus filhos, não sabendo lidar com as circunstâncias. Tudo isso reforça nosso objetivo na realização desse encontro. É preciso compreender, para incluir.”

Durante o evento aconteceram duas apresentações artísticas com as crianças do Grupo Aquarela, utilizando cartazes ilustrados desenhados pelas próprias crianças, que emocionaram todos os presentes com sua energia contagiante. Outro destaque foi a grande participação da sociedade, como familiares de pessoas com autismo, enriquecendo ainda mais o encontro.

Ao final do evento, a Psicóloga e Presidente da Subsede do CRP-15, Liliana de Sena Lúcio (CRP-15/2819), também ressaltou a sensação de realização de todos os envolvidos. “Não tem outra palavra para definir o sentimento do evento de hoje, além de gratidão. Gratidão a todos que fizeram esse dia ser tão produtivo e rico em conhecimentos. Agradeço a Prefeitura Municipal de Arapiraca, por sempre disponibilizarem o espaço e seus profissionais mais competentes, ao CRP-15 e aos componentes da subsede e comissão de interiorização, que não medem esforços para oferecer o que há de melhor, à Instituição Trata, ao Centro de Referência Integrado de Arapiraca – CRIA, à Associação Pestallozi, à Associação dos Deficientes Físicos e Mental de Arapiraca – ADFIMA, à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Arapiraca, aos profissionais especializados que também estiveram presentes, aos familiares e as lindas crianças que deram um show na apresentação, além de todos que estiveram no evento com o objetivo de somar conhecimentos e dividir experiências. O resultado desse lindo e rico evento foi fruto da participação de cada um.”

A Psicóloga e Secretária do CRP-15, Zaíra Rafaela Lyra Mendonça (CRP-15/2558), reiterou o compromisso do CRP-15 com o progresso da Psicologia, na continuidade da realização de eventos que unam e valorizem a capacitação tanto dos profissionais quanto dos estudantes da área. “O Conselho Regional de Psicologia vem cumprindo a tarefa de possibilitar a todos os psicólogos inscritos, seja na capital ou em cidades-polo, como é o caso de Arapiraca, eventos de capacitação e seminários que fortalecem o exercício da profissão. Nós parabenizamos toda a organização do evento pela escolha de um tema tão interessante como a inclusão e a compreensão do que é o autismo, utilizando esse enfoque multiprofissional, convidando a sociedade e toda a categoria de profissionais e estudantes da saúde para participar desse grande encontro.”

O momento foi marcado pela grande disseminação de conhecimento, destacando a relevância da interiorização das ações do Conselho como instrumento de desenvolvimento da Psicologia em toda a sociedade alagoana.