Destaque

CRP-15 marca presença no I Encontro Consultivo de Psicologia

Na manhã de ontem (18), o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas acompanhou a abertura do I Encontro Consultivo de Psicologia com o tema: Repensando a Psicologia no Semiárido Alagoano. O evento, organizado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Universidade Federal de Alagoas, acontece nos dias 18 e 19 de abril, na cidade de Palmeira dos Índios, e reúne profissionais e acadêmicos para uma reflexão sobre as atualizações da Psicologia como formação acadêmica, além de ressaltar pontos essenciais do profissional da área.

Em sua mesa de abertura estavam presentes representantes da Universidade Federal de Alagoas, da Pró-reitoria, e da prefeitura de Palmeira dos Índios, que reforçaram o objetivo do encontro como uma ferramenta de debate sobre a ação da Psicologia enquanto ciência, destacando a importância da realização de eventos similares nos polos das Universidades de todo o país, pela valorização do seu potencial científico.

O Presidente do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas, José Félix Vilanova Barros (CRP-15/0160) reafirmou o apoio do CRP-15 na realização de encontros como esse, como forma de desenvolvimento da Psicologia em todo o estado. “O Conselho sempre esteve preparado para colaborar com as instituições formadoras da categoria. A realidade da Psicologia no Brasil é dinâmica e vem sido acompanhada de muitas mudanças, com posicionamentos até radicais, e isso afeta diretamente a vida em sociedade. Os cursos de Psicologia devem desenvolver a capacidade e a sensibilidade de perceber tais modificações e trazer para dentro da Universidade essa discussão, para que possamos contribuir de forma efetiva na construção de uma sociedade cada vez mais igualitária, saudável e fraterna”.

A coordenadora do curso de Psicologia da unidade da UFAL de Palmeira dos índios, Caroline Cavalcante Padilha Magalhães (CRP-15/2073), enfatizou a necessidade da reformulação do curso de Psicologia para contextualização com a região. “O curso chegou a Palmeira no ano de 2006 e nos últimos tempos sentimos a necessidade da reformulação do projeto pedagógico para atualizar cada vez mais sua qualidade. O objetivo do evento é incentivar a reflexão sobre a formação na área, com temáticas divididas em conferências e grupos de trabalho, abordando teoria e prática, questionando o papel do psicólogo, o que deve e o que não deve mudar, e todos os caminhos que podemos seguir durante esse processo de renovação. Precisamos ter em mente que estamos em constante evolução. Atualmente contamos com o apoio e a presença do Conselho Regional, através da sua subsede em Arapiraca, o que aproximou a categoria e nos ajudou a estabelecer um vínculo ainda mais forte entre sociedade e profissional, impulsionando nossa categoria na continuidade dos avanços já conquistados”.

A Professora e Vice-coordenadora do curso de Psicologia do Pólo de Palmeira dos Índios, Danielle Oliveira da Nóbrega (CRP-15/2768), reforçou o momento como um catalisador de ideias voltadas para o desenvolvimento da categoria na região. “O evento buscou a renovação da identidade do curso de Psicologia em Palmeira dos Índios. Nossa intenção foi atrair a comunidade acadêmica em geral, para escutarmos suas dúvidas, seus questionamentos, adaptando suas demandas como estímulos, dinamizando a reconstrução do nosso projeto pedagógico”.

A estudante Francielle Alves Vieira, representante do Centro Acadêmico Afonso Lisboa, de Psicologia da UFAL em Palmeira dos Índios, demonstrou sua satisfação e gratidão em fazer parte da construção da sua categoria dentro do estado, através da Universidade. “Em minha opinião, como parte do Centro Acadêmico, o NDE – Núcleo Docente Estruturante trouxe a inovação quando decidiu abrir espaço para que os estudantes possam dialogar e debater diretamente como eles querem a sua formação. Nós ficamos muito felizes pela oportunidade e confiança, e esperamos que o resultado desse encontro consiga fomentar questões, possibilitando uma nova reformulação do curso, que seja voltada para o nosso contexto do semiárido alagoano e que essa inovação se baseie na formação ética de futuros profissionais que consigam atender às demandas de sua realidade”.

O Conferencista de abertura, o Prof. e Dr. em Psicologia Social, Jefferson de Souza Bernardes (CRP-15/2491), também Diretor de Estudos de Psicologia da UFAL, evidenciou em sua palestra a necessidade de uma sensibilidade maior na leitura das relações existentes dentro do ambiente acadêmico. Destacou também a relevância de valorizar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral que esteja de alguma forma ligada a Psicologia na vida cotidiana. “O encontro trouxe o protagonismo dos estudantes como fonte de pesquisa, reunindo informações sobre o caminho atual de constituição do profissional, partindo do ponto de vista de quem ainda o percorre. É de extrema importância que a Psicologia, enquanto ciência e curso, forneça ao seu aluno uma formação pluralista de abordagens. A predominância ou quase exclusividade de um ou outro tipo de abordagem, acaba por empobrecer a formação profissional do indivíduo, não se relacionando com a postura e a adoção da abordagem que venha a acontecer posteriormente, sendo essa relacionada a trajetória de vida, os desejos e necessidades de cada um”.

O encontro foi marcado pela participação ativa dos acadêmicos e profissionais presentes, reforçando o progresso da categoria no estado de Alagoas.