Destaque

CRP-15 reúne parceiros e sociedade na Caminhada Janeiro Branco no município de Arapiraca

Na tarde da última terça-feira (30), o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas, em parceria com subsede de Arapiraca, promoveu no Bosque das Arapiracas, a Caminhada Janeiro Branco, reunindo profissionais, instituições de ensino, a secretaria de saúde do município e a sociedade em geral para debater a importância da Saúde Mental.

O encontro, que teve parceria com a prefeitura de Arapiraca, contou com atividades diversas como FitDance, Yoga, rodas de conversas, ações para saúde e panfletagens. O momento foi de integração, com a grande participação das instituições de ensino parceiras, como a Faculdade Regional da Bahia – UNIRB, da Universidade Federal de Alagoas – UFAL , do Centro de Ensino Profissionalizante de Alagoas – CEPROAL, dos alunos do Pet Gradua SUS, e de empresas parceira como a UNIMED, que somaram esforços junto a categoria na construção do evento.

A Secretária de Saúde do Município de Arapiraca Aurélia Magna Fernandes Dias, destacou a presença do CRP como ferramenta de união da categoria em busca do desenvolvimento da área da Saúde dentro do estado. “Estou muito feliz pela parceria realizada entre o Conselho Regional de Psicologia, a Prefeitura e Instituições de Saúde de Arapiraca, por promover uma ação desse porte no contexto da promoção do bem-estar físico e mental. Esse é o ponto inicial de uma campanha que deve durar o ano inteiro, incentivando a população a pensar e cuidar do seu emocional, colocando à disposição de todos os serviços realizados através dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família – NASF, das Unidades Básicas de Saúde – UBS, dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, e muitos outros serviços que integram a categoria e estão representados aqui hoje. A expectativa é da continuidade de momentos como esse não só em nosso município, mas em todo o estado, agregando cada vez mais conquistas para a saúde alagoana”.

A Psicóloga, Conselheira e Secretária do CRP-15, Zaíra Rafaella Lyra Mendonça (CRP-15/2558)  enfatizou a importância da interiorização das ações do Conselho como forma de agregar experiência aos profissionais e estudantes presentes. “Ao trazer a Campanha Janeiro Branco para o interior do estado, o Conselho marca e valoriza a atuação ativa dos Psicólogos que trabalham nesses municípios, realçando a visibilidade desses profissionais como parte intrínseca do desenvolvimento da Psicologia em toda Alagoas.”

A Psicóloga e Presidente da Subsede do CRP-15 de Arapiraca, Liliana de Sena Lúcio (CRP-15/2819), deu ênfase ao objetivo do evento como uma maneira de disseminar os cuidados com a Saúde Emocional entre a sociedade. “Nosso encontro buscou reunir profissionais de toda a área da Saúde da região, para fortalecer e divulgar a Campanha para a comunidade do interior do estado, incentivando a participação de todos no desenvolvimento de uma cultura voltada para a proteção da Saúde Mental”.

Andréia Almeida, residente do município, parabenizou a organização do evento pela iniciativa. “Eu achei muito importante a realização de um momento como esse em nossa cidade, pois nos incentiva a cuidar mais de nós mesmos. Todos os dias nós somatizamos muitos problemas nossos e até dos outros e sem querer. Por isso é necessário reservar esse pequeno tempo para dedicarmos a nossa saúde, nosso bem estar, buscando sempre melhorar nossa qualidade de vida”.

Rosicélia Clarindo, Presidente da Carcará Running, equipe de corredores de Arapiraca, comentou a necessidade de eventos que motivem a população a buscar atividades saudáveis. “Nós viemos mostrar nosso apoio e também incentivar a população, independente da idade, a procurar um exercício físico que proporcione o bem-estar, que trabalhe mente e corpo, seja através de corridas, caminhadas, ou qualquer outro, o importante é sempre prezar e cuidar da nossa saúde”.

O evento foi marcado pela grande participação da população local, em conjunto com órgãos e instituições de saúde do município e do estado, que se fizeram presentes fortalecendo o movimento no combate ao adoecimento emocional da sociedade.