No mês de novembro, o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas completa 21 anos de fundação. A data será celebrada com a realização da palestra gratuita sobre Nise da Silveira e a Psicologia Moderna, no dia 22 de novembro no auditório do CRP-15, às 19h30, ministrada pelo Jornalista Bernardo Carneiro Horta, autor da biografia “Nise – Arqueóloga dos Mares”.
Nise da Silveira foi uma Médica Psiquiatra renomada, conhecida por humanizar o tratamento psiquiátrico no país, sendo uma das pioneiras na utilização da Psicologia Junguiana, baseada nos estudos do famoso Psiquiatra e Psicoterapeuta suíço, Carl Gustav Jung, fundador da Psicologia Analítica. Suas contribuições para o desenvolvimento da Psicologia como ciência possuem reconhecimento mundial.
Em Alagoas, a fundação do Conselho Regional foi um dos marcos mais importantes na história da Psicologia dentro do estado. Os psicólogos alagoanos, entre 1992 e 1995, eram representados pelo Escritório Setorial de Psicologia, também conhecido como Delegacia da Psicologia, que era subordinado ao estado de Pernambuco. Oficialmente, o CRP-15 só foi inaugurado no ano de 1996, após ter sua criação aprovada durante o II Congresso Nacional de Psicologia (CNP).
A Psicóloga, Conselheira e atual Vice-Presidente do CRP-15, Laeuza Lúcia da Silva Farias (CRP-15/0229), destaca as conquistas do Conselho durante esses 21 anos de trajetória. “A criação do CRP-15 foi fruto da mobilização dos Psicólogos alagoanos, motivados pela crescente insatisfação com as questões referentes ao exercício profissional na época, principalmente com relação a orientação e fiscalização. Estavamos ainda ligados ao CRP-02, de Pernambuco. Nos faltava autonomia. Não tínhamos o poder de agir e decidir dentro do nosso estado. A emancipação do CRP-15 nos deu a liberdade de criar a identidade alagoana da Psicologia. Os 21 anos do Conselho são a celebração da maior idade, da riqueza, da diversidade e do crescimento da categoria em Alagoas”.
Nesse data de comemoração, o CRP-15 conta receber a presença dos profissionais e estudantes da área para comemorar o progresso contínuo da Psicologia alagoana.