Destaque

CRP 15 realiza comemoração do Dia do Psicólogo em Arapiraca

Na última sexta-feira, 25, a subsede do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas, em Arapiraca, junto a Comissão de Interiorização, realizaram a celebração dos 55 anos da regulamentação da profissão no país (Lei 4.119), que aconteceu no Planetário de Arapiraca.

Durante o dia foram realizadas conferências e mesas redondas abordando o tema principal da Semana da Psicologia no Estado: “O compromisso da psicologia no mundo contemporâneo”.

A solenidade de abertura contou com a presença do presidente do CRP-15, o psicólogo José Félix Vilanova Barros (CRP-15/0160), da presidente da Subsede Arapiraca, psicóloga Liliana de Sena Lúcio (CRP-15/2819), da coordenadora do curso de psicologia da UNIRB, Gisely Roberta Gomes (CRP 21/02815); da coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de Arapiraca, Cledja Maria Rocha de Almeida (CRP 15/1285); do psicólogo Fábio Rogério Chaves (CRP-15/1148) e do acadêmico de psicologia da UFAL         de Palmeira dos Índios e membro da Comissão de Interiorização, Ailton Lucena Filho.

Abrindo o ciclo de palestras, o psicólogo e professor Everton Fabrício Calado (CRP 15/2780), destacou os desafios que a psicologia enfrenta nessa fase de incorporação, como parte essencial das ciências humanas e sociais. “Acredito que a politização da psicologia não é somente uma tarefa permanente, mas também ética. Nesse sentido, assumindo essa posição, será fiel a tradicão das ciências humanas, que trazem tanto pra sociedade quanto para o meio epistemológico, o imperativo do pensar, buscando simplificar as relações do cotidiano e o fazer social de modo geral”.

A psicóloga e professora Gisely Roberta Gomes (CRP 21/02815), ministrou a discussão com o tema:“Uma experiência sobre a Psicologia no contexto rural”, mediada pela psicóloga e conselheira do CRP, Zaíra Rafaela Lyra Mendonça (CRP 15/2558), e citou o valor da temática debatida. “É de extrema importância que o CRP promova esses espaços de diálogos, para que os profissionais possam não só trocar experiências como também partilhar novas práticas da psicologia no ambiente rural.  Esses espaços são imprescindíveis e essa atuação do Conselho é a principal ferramenta para chamar a atenção dos novos e antigos psicólogos, para fazer parte desse debate”, disse Gisely.

O encerramento dos debates foi realizado com a mesa redonda “Psicólogos e o marketing nas novas mídias”, mediada pelo psicólogo Manoel Vieira de Carvalho Alencar CRP 15/2121) e ministrado pelos jornalistas, Vitor Coelho Batista da Luz e Taynara Moura Moraes, apresentando de forma dinâmica a importância das redes sociais e do marketing pessoal, mediante os princípios éticos, somando na formação da identidade do profissional da psicologia.

A presidente da subsede do CRP em Arapiraca, Liliana de Sena Lúcio (CRP 15/2819), enfatizou o sucesso das atividades e reforçou a necessidade da realização frequente desses eventos como ferramenta de desenvolvimento da psicologia no estado. “O evento foi muito produtivo, contando com a presença de brilhantes profissionais debatendo temas atuais. Almejamos nos próximos eventos, reunir cada vez mais profissionais e acadêmicos, compartilhando saberes, unindo e fortalecendo a nossa profissão”.

Parabenizando o Conselho e todos os palestrantes a estudante Mônica de Souza, do 2º período de Psicologia da UNIRB, declarou os benefícios da realização do evento para os novos estudantes da área. “Faço parte da primeira turma de psicologia da cidade de Arapiraca, por ser um curso novo, ainda sofremos com algumas carências. Essa semana veio para suprir esses vazios e nos inserir no mundo da psicologia. Muitos temas abordados durante o evento ainda não foram discutidos na universidade, o que nos trouxe uma visão mais ampla desse grande universo que é a ciência da psicologia. Estou saindo com uma bagagem que superou as minhas expectativas”.

O evento contou com a participação musical de artistas locais, estudantes de psicologia, em um repertório repleto de clássicos da música popular nacional, valorizando grandes talentos alagoanos e realçando a cultura brasileira, em uma confraternização entre profissionais e acadêmicos celebrando mais uma conquista na história da categoria no nosso estado.