Destaque

CRP 15 inicia a Semana da Psicologia com grande público

Nessa quinta-feira, 17, o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas, deu início a Semana da Psicologia, com a mesa de debate sobre Suicídio: Contribuições da pesquisa e da prática”, no Centro Universitário Tiradentes.

A coordenadora do curso de Psicologia, Elisabete Henrique Silva de Macedo, CRP 15/1528, abriu o evento agradecendo a participação dos alunos nesse momento de construção, que por sua vez, lotaram o auditório da Instituição.

O Psiquiatra e professor do curso de Medicina da Unit, Jimycarlisson dos Santos Ramos, que compôs a mesa, abordou dados sobre o suicídio com base em pesquisas, e declarou a importância desse debate com os alunos. “Suicídio é um tema complexo e desafiador. Os estudantes são agentes da desmistificação desse tema, pois podem promover esses debates na sociedade, estimulando conhecimento e influenciando a inversão desses altos índices, com intervenções simples, como o incentivo da esperança”.

O professor apresentou o serviço realizado no Hospital do Açúcar de Alagoas, onde a assistência é gratuita a comunidade, abrangendo vários serviços da saúde, além do suporte psiquiátrico.  O atendimento é agendado e pode ser feito pelo contato 82 3218-0170.

A Psicóloga e docente, Nielky Kalliellanya Bezerra de Nóbrega, CRP 15/2745, vice-presidente do CRP, integrou a mesa abordando sobre a incidência de suicídio em adolescentes, e pontuou sobre a relevância da interação entre os acadêmicos e o Conselho de Regional de Psicologia. “O tema desperta interesse nos alunos. Momentos de interação como esse se fazem importante na construção do conhecimento prático e teórico. O CRP 15 agradece o incentivo recebido pela UNIT e se coloca à disposição para colaborar no que for preciso por uma Psicologia significativa, em Alagoas”.

O momento contou com a presença da professora e psicóloga Gabriela Costa Moura, CRP 15/2383, como mediadora da mesa e da psicóloga Alexsandra Amaral dos Santos CRP 15/3969, representando a ONG CAVIDA, que oferece serviços socioeducativos, de assistência social e de promoção de saúde, em apoio psicossocial à população e a seus familiares, relatando a importância da discussão do tema.

O diálogo entre os acadêmicos e integrantes da mesa, potencializou oportunidades de crescimento e esclarecimentos sobre a temática, iniciando a Semana da Psicologia de forma primorosa e construtiva.