O Dia Mundial da Saúde é celebrado todo ano em 7 de abril. Para 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) adotou em sua campanha o tema sobre depressão, transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade em qualquer etapa da vida. A ideia da OMS é reforçar as diversas formas de prevenção à depressão e também como tratá-la.
Cerca de 350 milhões de pessoas sofrem com depressão em todo o Mundo. Somente no Brasil, o número de casos chega a 11,5 milhões (5,8% da nossa população) e vêm aumentando gradativamente. Nosso país é o segundo com maior prevalência da doença nas Américas, quase igualado com os Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos.
Esse cenário preocupante é que inspirou a Organização Mundial da Saúde (OMS) na escolha da temática “Mais Direito, Menos Depressão”. Com o lema Let’s talk? (Vamos conversar?), a campanha incentiva o diálogo sobre as formas de prevenção e tratamento da depressão, doença silenciosa que acomete pessoas de todas as idades e é a principal causa de incapacidade laboral.
Diante da conjuntura nacional de ameaça a conquistas históricas dos trabalhadores brasileiros, propomos uma reflexão ainda mais ampla no Dia Mundial da Saúde: Como a retirada de Direitos pode contribuir para o surgimento ou o agravamento de quadros de ansiedade e depressão?
Fonte: Conselho Nacional de Saúde (CNS)
#DiaMundialDaSaúde
#SUSéDemocracia
#CorteZero
#MaisSaúdeMenosDepressão