Destaque

Nota de Pesar e de Repúdio aos assassinatos de pessoas em situação de rua em Maceió

– Comissão de Direitos Humanos do CRP-15 Alagoas –

Nenhum texto alternativo automático disponível.

É com pesar e consternação que a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) lamenta o assassinato de Josenildo Luiz de Oliveira, provavelmente na madrugada de segunda (06/02) para terça-feira (07/02) às vésperas de seu aniversário de 20 anos (23/02). Foi assassinado brutalmente, comovendo a todos os profissionais e amigos que o acompanhavam em seu processo de vida pelas ruas de Maceió. A Comissão de Direitos Humanos do CRP-15 lamenta sua perda e se solidariza com seus amigos e profissionais que formaram ao longo desses anos sua família e espera que as circunstâncias que envolvem sua trágica morte sejam plenamente esclarecidas.

Ademais, afirmamos nosso compromisso ético e político na defesa da vida das pessoas em situação de rua do nosso estado, especialmente em Maceió. Assassinatos como o de Josenildo vem acontecendo há algum tempo – são noticiados desde 2010 em Alagoas –, no entanto, não temos conseguido construir estratégias de enfrentamento e de efetivação de garantia de direitos que possam prevenir e evitar violências e violações de direitos dessa população. É importante afirmar nosso compromisso com a construção de medidas efetivas que possibilitem melhores condições de vida para as pessoas em situação de rua, especialmente em um estado marcado por uma história de massacre e de silenciamento da cultura negra, periférica e de rua através da construção sistemática de medidas de extermínio e de apagamento de subjetividades indesejadas em nome de um certo embelezamento da cidade.

Convocamos todos a refletir e construir estratégias efetivas para que não sigamos com as mãos sujas de sangue de tantas pessoas em situação de rua brutalmente assassinadas em Maceió. Precisamos levar em consideração a complexidade da vida na rua em nossas abordagens, bem como assegurar que os recursos públicos destinados à proteção e cuidado dessa população seja efetivamente empregado, garantindo direitos e também condições dignas de trabalho para os profissionais de saúde e de assistência social que acompanham e cuidam dessas vidas nas ruas de Maceió. Repudiamos estes assassinatos e toda forma de silenciamento e extermínio de outras possibilidades de vida não-hegemônicas. Repudiamos o descaso, o esquecimento, a complacência e naturalização dessas violências nas ruas de Maceió.

O CRP-15 através da Comissão de Direitos Humanos e de diversas ações tem lutado pela promoção de direitos humanos para a população em situação de rua e pelo reconhecimento e integração dos diversos momentos e vivências na subjetividade daqueles que vivem nas ruas. Defendemos a vida, a memória e a luta daqueles que estão em situação de rua em nosso Estado!

Josenildo, não esqueceremos!

Maceió, 08 de Fevereiro de 2017.