O I Simpósio de Prevenção ao Suicídio e Construção de Políticas Públicas aconteceu dia 27/07, no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA). O evento, que reuniu mais de 200 profissionais, acadêmicos da Psicologia e de outras áreas, foi realizado pelo Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15), por meio de sua Subsede Arapiraca e o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP).
O encontro teve como objetivo promover um debate sobre Suicídio no município de Arapiraca estimulando dialogar acerca das políticas públicas no Agreste; aproximar profissionais da psicologia que atuam na região frente a questão do Suicídio e dialogar a cerca da possibilidade de políticas públicas voltadas para a prevenção da temática a partir das especificidades culturais da localidade.
A mesa de abertura contou com as presenças da presidenta do CRP-15, conselheira psicóloga Janaína Diniz Guedes (CRP-15/3448); da convidada especial do Conselho Federal de Psicologia (CFP), psicóloga Beatriz Montenegro Franco de Souza Parente (CRP-01/8797); da procuradora geral de Palmeira dos Índios, advogada Sinair Brás Porto; da coordenadora de Saúde Mental de Arapiraca, psicóloga Cledja Maria Rocha de Almeida (CRP-15/1285); da conselheira psicóloga Laeuza Lúcia da Silva Farias (CRP-15/0229), representando a Supervisão de Atenção Psicossocial da Secretaria Estadual de Saúde (SUAP/SESAU); da gestora da Subsede Arapiraca do CRP-15, psicóloga Fernanda Lira Mendes Costa (CRP-15/3101) e o técnico responsável pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP Alagoas), psicólogo Cícero José Barbosa da Fonsêca (CRP-15/2492).
O encontro aconteceu pela manhã e pela tarde, reunindo especialistas renomados na área. A primeira mesa do dia, coordenada pela psicóloga Cledja Almeida, abordou o tema “Suicídio no Agreste Alagoano”, com a participação das profissionais Valdenice Maria de Barros Barbosa (CRP-15/2191), psicóloga do CRIA; Maria Helena Pereira Arruda (CRP-15/0874), psicóloga do CAPS II Nise da Silveira e Mônica Rodrigues Leal (CRP-15/2331), psicóloga da Unidade de Emergência do Agreste.
Após produtivo debate, deu início a palestra “Suicídio e Autópsia Psicológica”, com o psicólogo Dr. Liércio Pinheiro de Araújo (CRP-15/0364), coordenador do Curso de Psicologia do Centro Universitário CESMAC.
Pela tarde, aconteceu a palestra envolvendo a temática “Prevenção ao Suicídio”, com a psicóloga Beatriz Montenegro Franco de Souza Parente, representando o CFP. A profissional apresentou o Plano Distrital de Prevenção ao Suicídio, onde um grupo de trabalho foi constituído, no Distrito Federal, por profissionais, visando uma política de prevenção com 25 ações em cinco eixos estratégicos. “O índice é muito alto. Foram 2.405 tentativas de suicídio, o que dá uma média de 6,5 por dia”, exemplificou.
A última mesa do Simpósio, abordou a questão “Suicídio e Políticas Públicas”, com os profissionais Wilzacler Rosa e Silva Pinheiro (CRP-15/2538), psicóloga, professora do Curso de Psicologia da UFAL Palmeira dos Índios e presidente do Centro de Amor à Vida (CAVIDA); Verônica de Medeiros Alves, enfermeira e professora do Curso de Enfermagem da UFAL Arapiraca e Luis Geraldo Rodrigues de Gusmão (CRP-15/0131), psicólogo e professor da UNEAL Arapiraca. A conselheira psicóloga Laeuza Farias (CRP-15/0229), referência técnica da 7ª Região de Saúde pela SUAP/SESAU, coordenou os trabalhos.
A presidente do CRP-15, psicóloga Janaína Diniz falou da importância do encontro. “Pensando na relevância em aproximar à categoria do tema, realizamos esse evento para abrirmos o debate em Arapiraca, visando estimular o dialogo acerca das políticas públicas. Que esse seja o primeiro de muitos Simpósios promovidos pelo CRP-15, por meio do CREPOP Alagoas, com a finalidade de discutir um dos maiores desafios para a Psicologia, que é o Suicídio”, destacou a conselheira.
ACESSE AQUI GALERIA COMPLETA DE IMAGENS
Fotos: Marcelino Freitas Neto / ASCOM CRP-15