Destaque

Psicólogos participam do I Congresso Brasileiro de Prevenção ao Suicídio

Os psicólogos alagoanos Wilzacler Rosa e Silva Pinheiro (CRP-15/2538) e Arnaldo Santtos (CRP-15/4132) participaram e apresentaram trabalhos (realizados em Maceió), no I Congresso Brasileiro de Prevenção ao Suicídio, em Belo Horizonte-MG, abordando a temática “Prevenção do Suicídio uma tarefa para muitas mãos”. O Congresso foi realizado pela Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS) e os profissionais alagoanos contaram com o apoio do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15).

A psicóloga Wilzacler Rosa, presidente do Centro de Amor à Vida (CAVIDA), fez uma apresentação do CAVIDA destacando toda a história, criação e estrutura da Organização Não Governamental (ONG), além das dificuldades enfrentadas no dia a dia para manter a instituição. A apresentação teve participação intensa dos profissionais presentes e foi bastante questionada sobre os desafios que 21 profissionais, dos quais 19 psicólogo/as, enfrentam para atender a população que, a cada dia, procura a instituição para tratamento psicoterápico.

“Foi de extrema importância fazer parte do Congresso Brasileiro de Prevenção do Suicídio, já que na oportunidade foram debatidas diversas questões no que se refere aos trabalhos que tem sido desenvolvido no Brasil e no mundo. Percebi que até o momento o trabalho que estamos desenvolvendo aqui em Maceió, através da ONG CAVIDA, tem sido um referencial para diversos outros Estados”, destacou a profissional.

Wilzacler falou ainda que “o aumento do suicídio e a falta de criação de estratégias de prevenção tem sido um problema em diversos lugares. A parceria junto ao CRP-15 para realização dos cursos de capacitação e todo apoio que sempre oferece tem sido fundamental para ampliação da nossa rede de trabalho, além de ser um reconhecimento dos profissionais da Psicologia que durante os quatro anos de funcionamento se esforçam para oferecer um acolhimento necessário as pessoas que apresentam risco de comportamento suicida ou parentes e amigos que perderam alguém pelo suicídio”, relatou.

Já o psicólogo Arnaldo Santtos, voluntário do CAVIDA, apresentou um trabalho de pesquisa, via pôster, que está sendo elaborado entre o CAVIDA com a mídia. O título: “A mídia e a prevenção do suicido: uma parceria salutar”. Foi destacada a parceria entre os meios de comunicação de massa e o Centro de Amor à Vida.

“Participar do I Congresso Brasileiro de Prevenção do Suicídio representou está participando da história do País devido à importância do tema – Suicídio – para a sociedade brasileira. Foi um momento muito produtivo porque discutimos os vários ângulos do problema”, mencionou o psicólogo.

Arnaldo disse que “o tema Suicídio ainda continua sendo um tabu e os profissionais, especialmente os que trabalham com a assistência à saúde, devem derrubar essa barreira para que a população seja informada adequadamente e com isso possa viver melhor enfrentando um problema que não é só da área de saúde mas de todos que defendem a vida, daí a importância de ter participado do evento. A parceria entre o CAVIDA e o CRP-15 na divulgação desse tema tem sido fundamental para salvar vidas”, revelou.

Outros trabalhos também foram apresentados no Congresso: “Atenção psicológica a pacientes com ideação suicida na ONG Centro de Amor a Vida (CAVIDA) em Maceió”, dos autores Ana Kilvia Cavalcante, Arnaldo Santtos, Erika Santos e Mariana Verçosa Lins; “Comportamento suicida na escola”, da autora Wilzacler Rosa e Silva Pinheiro e “Autópsia psicológica: um desdobramento de possibilidades”, dos autores Wilzacler Rosa e Silva Pinheiro e Ricardo Silva.

por ASCOM CAVIDA

Fotos: Blog CAVIDA