Destaque

CRP-15 participa de abertura do XVI Simpósio Nacional da Anpepp em Maceió

 
O XVI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), foi aberto na noite desta terça-feira (07/06), no auditório Pontes de Miranda do Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió. Com o tema “Pesquisa em Psicologia: Dimensões Éticas e Produção Científica”, o evento reúne mais de 1.500 participantes, entre professores, pesquisadores, profissionais de Psicologia e estudantes de todo o país, até o dia 10/06.
 
A solenidade de abertura contou com as presenças dos diretores da ANPEPP, presidente J. Landeira-Fernandez; vice-presidente Marilene Proença de Souza; secretário executivo e presidente da Comissão Organizadora Charles Elias Lang; secretária geral Mariane Lima de Souza e o tesoureiro Elder Cerqueira-Santos; do vice-reitor da UFAL José Vieira; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPED) Alejandro Cesar Frery Orgambide; da coordenadora do Programa de Mestrado em Psicologia da UFAL Simone Maria Hüning; do diretor-presidente da FAPEAL Fábio Guedes Gomes; da representante da ANPED Diana Carvalho de Carvalho; do presidente da SBP Ricardo Gorayeb; da presidenta do CFP Mariza Monteiro Borges e do presidente da CAPES Antônio Virgílio Bastos.
 
O Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) esteve presente com a participação da conselheira presidenta, psicóloga Janaína Diniz Guedes (CRP-15/3448) e do conselheiro Félix Vilanova (CRP-15/0160). A cerimônia, iniciada com a composição do hino nacional brasileiro e de Alagoas, na voz do cantor e compositor alagoano Eliezer Setton, foi marcada de homenagens aos ex-presidentes da ANPEPP e a psicólogo/as que já participaram da entidade.
 
A presidenta do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mariza Borges, destacou o sentimento de satisfação por participar de um evento com diversas entidades da Psicologia brasileira, destacando a possibilidade de a Autarquia aproveitar estudos e pesquisas divulgados para o desenvolvimento e fortalecimento da profissão no Brasil. Ela aproveitou o momento para prestar solidariedade aos cientistas do país que estão temerosos quanto aos rumos do desenvolvimento do ensino e da pesquisa no Brasil. “Quero prestar minha solidariedade aos cientistas brasileiros que hoje lutam pela retomada e pelo ressurgimento do Ministério da Ciência e Tecnologia com autonomia e desenvolvimento”.
 
O vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), José Vieira, representando a Reitora Valéria Correia, destacou o momento de tensão política que vive o país, destacando o Projeto de Lei recentemente aprovado pela Assembleia Legislativa de Alagoas sobre “Escola Livre” e que, segundo ele, restringe a liberdade de pensamento por vedar professores de expressar sua opinião política, ideológica e religiosa. O dirigente elogiou, ainda, a proposta do Curso de Psicologia daquela universidade sobre a inclusão do nome social nas identificações de alunos e alunas.
 
A presidenta do CRP-15, psicóloga Janaína Diniz, destacou que “Alagoas e os pesquisadores locais mostraram que têm condições de abraçar um evento desse porte, aprofundar as discussões científicas acerca da Psicologia e pensar a profissão em amplas dimensões”.
 
ACESSE A GALERIA COMPLETA DE FOTOS:
 
HOMENAGENS
O presidente da ANPEPP, Landeira Fernandes, iniciou sua fala com um balanço da gestão atual à frente daquela entidade, bem como a contribuição para o crescimento da Associação e desta edição do Simpósio, que conta com 1.500 participantes para 74 grupos de trabalho. Após discurso, o dirigente abriu espaços para homenagens póstumas aos psicólogo/as que participaram de várias gestões da entidade, bem como ex-presidentes da ANPEPP, presentes ao encontro, com a entrega de placas comemorativas.
 
As homenagens póstumas foram prestadas aos psicólogo/as Raquel Kerbaucy; Carolina Lampreia; Tereza Mettel; Marcus Vinicius de Oliveira; Lincoln Gimenes e Celso Pereira de Sá. A Comissão Organizadora Local (COL), integrada pelos psicólogos Charles Elias Lang; Jefferson de Souza Bernardes; Maria Auxiliadora Teixeira e Frederico Alves Costa, também foi homenageada pelo presidente da ANPEPP e plaudida de pé pelos presentes. No final, houve uma apresentação cultural com o grupo musical alagoano Coletivo AfroCaeté.
 
Antes da abertura oficial do Seminário, foram realizadas atividades preliminares. Na segunda-feira (06/06), uma série de debates com o nome “Diálogos Anpepp” foram realizados durante todo o dia, pela cidade. Na terça (07/06), pela manhã, aconteceram quatro eventos preliminares: Reuniões das Associações Científicas de Psicologia; 4º Encontro Nacional de Processos Psicológicos Básicos; Assembleia das Associações Científicas e o 2º Encontro Nacional de Ensino de Terapia Cognitivo Comportamental. Essas atividades contaram com uma ampla participação de pesquisadores, psicólogo/as, professores e acadêmico/as da área.
 
O encontro, realizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), conta com o apoio do CRP-15 Alagoas; do Conselho Federal de Psicologia (CFP); da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL); da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); FAPESP; CAPES e CNPq.
 
A programação completa do Simpósio está na página oficial da ANPEPP, acessando:
 
 
por Assessoria com ASCOM CRP-15
Fotos: Marcelino Freitas Neto (ASCOM CRP-15)