Destaque

‪#‎25deNovembro‬ Dia Nacional do Doador de Sangue

Na Semana Nacional do Doador de Sangue, os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) realizam uma campanha para estimular a doação voluntária.

Durante a ação, que ocorre até a sexta-feira (27/11), cada doador será homenageado com uma camisa temática. Segundo estatísticas do Ministério da Saúde, apenas 2% dos alagoanos que têm entre 16 e 69 anos de idade são doadores voluntários de sangue, quando o ideal seria 3%.

QUEM PODE
Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais.

Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

ONDE
As doações de sangue podem ser realizadas no Hemoal Trapiche, que está localizado na rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, durante os sábados.

Também é possível se candidatar à doação no Hemoal Farol, que está localizada no Hospital do Açúcar, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.

No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

por ASCOM Hemocentro de Alagoas

‪#‎SaúdeAlagoas‬ ‪#‎DiaInternacionalDoDoadorDeSangue‬
‪#‎Psicologia‬ ‪#‎DoeSangue‬ ‪#‎DoeVida‬