Destaque

#18deMaio Debate marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Contra Crianças e Adolescentes

Com a temática “Combate ao Abuso e à Exploração Contra Crianças e Adolescentes: Desafios e Avanços em Alagoas”, o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) realizou um debate, no último dia 18 de maio, para marcar a data celebrada nacionalmente. O encontro aconteceu no auditório 24 de Novembro, do CRP-15, envolvendo profissionais e acadêmicos da Psicologia e de outras áreas.

Inicialmente, aconteceu a apresentação e as falas dos componentes da Comissão de Psicologia Jurídica (CPJ) do CRP-15, sob o comando do seu presidente, o conselheiro psicólogo Franklin Bezerra (CRP-15/0361), composta pelas psicólogas Denise Paranhos (CRP-15/3756); Anna Pryscylla (CRP-15/2729), Cynthia Helena (CRP-15/4089), Aretha de Freitas (CRP-15/4145) e a graduada em Psicologia, Cláudia Inácio.

Desfeita a apresentação, o presidente do CRP-15, conselheiro psicólogo Félix Vilanova (CRP-15/0160), em sua fala, deu as boas vindas ao presentes, parabenizando a Comissão pelo alto nível do evento e, em seu discurso falou das atividades da semana comemorativa ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, também celebrada no 18 de maio, com uma vasta programação na capital alagoana. O conselheiro presidente lembrou também a importância desse 18 de maio, data do desaparecimento da menina Araceli Cabrera Crespo, que com apenas 8 anos foi raptada, drogada, estuprada e morta no Estado do Espírito Santo, fato esse que instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças.

Relembre o caso Araceli: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2015/05/morte-de-araceli-faz-42-anos-e-crime-continua-impune-no-es.html

Em seguida, foram convidado/as para a mesa de debate, o/as palestrantes Dra. Nirvana Coelho de Melo, Juíza Titular da 27ª Vara de Família da Capital; a psicóloga clínica Anna Pryscylla Calheiros (CRP-15/2729), especialista em Psicologia Jurídica e o psicólogo Franklin Barbosa Bezerra (CRP-15/0361), especialista em Psicologia Jurídica, supervisor de estágio obrigatório em Psicologia Jurídica e mestrando em Pesquisa e Saúde.

O psicólogo Franklin Bezerra em sua apresentação, colocou um documentário de 20 minutos, sobre a temática do debate, debatendo-o com o público. A juíza da 27ª Vara de Família em sua fala relatou as experiências no dia-a-dia do trabalho e destacou a atuação do profissional da psicologia, tão essencial no ambiente, dizendo que “seria importante que toda Vara de Família tivesse um psicólogo/a, para se ter um olhar mais humanizado, no preparo para o momento das nossas audiências”, revelou. A psicóloga Anna Pryscylla destacou também a sua experiências em mais de 8 anos no setor de Psicologia da Vara da Família, relatando casos dos processos de abuso, de atendimentos, perícias e a alienação parental.

Além do presidente Félix Vilanova, o/as conselheiro/as do CRP-15 Nilo Rosalvo (CRP-15/0139), vice-presidente; Janaína Diniz (CRP-15/3448), presidente da Comissão de Comunicação; Josiane Martins (CRP-15/2993), presidente da Comissão de Políticas Públicas e o psicólogo Maurício Melo (CRP-15/1991), presidente da Comissão de Direitos Humanos, marcaram presenças no encontro. O evento foi uma realização do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) e da Comissão de Psicologia Jurídica (CPJ/CRP-15).

Fotos: Marcelino Freitas Neto / ASCOM CRP-15 (MAIS FOTOS)