Destaque

CRP-15 participa de Seminário sobre Saúde Mental do Trabalhador realizado pelo Cerest Maceió

IMG_20141029_093848563_HDRCom o objetivo de sensibilizar profissionais e estudantes das diversas áreas para uma maior atenção à Saúde Mental do Trabalhador, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió, em parceria com diversos órgãos municipais, estaduais e federais, realizou o II Seminário em Saúde Mental e do Comportamento Relacionado ao Trabalho. O primeiro foi realizado em 2013, no Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15).

O evento realizado na última quarta-feira (29/10), no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit), contou com as presenças na mesa de abertura do secretário adjunto de Saúde de Maceió (SMS), Eugênio Leite; Hildeth Neiva, da Coordenação de Saúde Mental de Maceió; Tereza Tenório e Malba Cavalcante, representantes da Gerência de Saúde Mental de Alagoas, e do presidente do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas, psicólogo Félix Vilanova (CRP-15/0160).

Desfeita a mesa, foi apresentada uma breve palestra explicando o funcionamento e a importância do Cerest Regional Maceió, pela psicóloga do Cerest, Patrícia Vieira de Souza.

A primeira mesa de discussão foi sobre o tema: O trabalho como elemento estruturante da vida: Desafios do Mundo Contemporâneo, onde o historiador Cláudio Jorge discorreu sobre a “Importância Social do Trabalho” e o psicólogo Carlos Frederico apresentou o tema “O Trabalho Como Fator Estruturante do Sujeito”.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), agravos ligados à saúde mental são os que mais acometem os trabalhadores, gerando o afastamento do trabalho. De acordo com Carlos Frederico de Oliveira, psicólogo clínico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esse adoecimento mental do trabalhador é decorrente da precarização do processo de trabalho. “É preciso que instituições e empresas desenvolvam ações de prevenção e promoção à saúde dos profissionais, com o objetivo de prevenir esses agravos e melhor a qualidade de vida no trabalho”, explicou.

Ainda segundo Carlos Frederico, o valor social do trabalho tem que ser pensado sob a ótica da humanização, onde devem ser resgatados princípios básicos da Política Nacional de Humanização (PNH) para uma melhor relação do indivíduo com suas atividades laborais. Após as palestras, foi realizado um debate, com a participação do público presente.

O Trabalho e os Fatores de Riscos Psicossociais foi tema da segunda mesa de discussão e contou com a participação da médica Floripes Viegas, do psicólogo conselheiro do (CRP-15) Manoel Alencar (CRP-15/2121) e da médica Francine Loureiro. Um dos aspectos abordados foi a prática do profissional que atua junto à Saúde Mental do Trabalhador, além dos agravos e riscos mais recorrentes no ambiente de trabalho.

De acordo com o conselheiro do CRP-15, Manoel Alencar “é preciso inverter a lógica da Qualidade de Vida no Trabalho para Trabalho com Qualidade de Vida, pois ações pontuais que proporcionam momentos de descontração e relaxamento sem alterar os riscos psicossociais a que os trabalhadores estão expostos não resolvem o problema”. Também após as palestras, o público presente, interagiu fazendo perguntas aos debatedores.

No final, aconteceu uma roda de conversas, dividida em dois grupos, debatendo temas pertinentes do evento, com construções de propostas, logo após apresentadas no auditório.

Organizado pelas psicólogas do Cerest, Patrícia Vieira de Souza e Karol Félix, o evento apresentará a identificação dos reais problemas que os trabalhadores encontram em seu cotidiano. “O material construído nesse encontro será utilizado como fonte de discussão no Núcleo Interinstitucional em Saúde Mental e do Comportamento Relacionado ao Trabalho”, explicou Patrícia.

Karol Felix destacou que a realização do evento foi possível graças às parcerias firmadas. “Através desse trabalho em conjunto que iremos construir o caminho da Saúde Mental do Trabalhador em nossa região”, finalizou.

O evento contou ainda com a exposição de trabalhos realizados pela ONG Renascer, composta por mulheres que tiveram câncer de mama, e a divulgação da livraria Cantinho do Psicólogo, especializada em Psicologia e que fez a doação de obras para os participantes.

por ASCOM SMS com ASCOM CRP-15
Foto: Marcelino Freitas Neto (ASCOM CRP-15)
Álbum completo das fotos