Destaque

Atividades de lazer e cultura marcam o Dia Nacional da Luta Antimanicomial em Alagoas

‘Tá pintando loucura na praça!’ contou com a participação do CRP-15, profissionais da psicologia e dezenas de usuários dos centros de acolhimento

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial – 18 de Maio – reuniu dezenas de pessoas na manhã deste domingo, na Praça Centenário, localizada no bairro do Farol, em Maceió, para participar do evento “Tá pintando loucura na praça!”. Foram promovidas diversas atividades, entre elas a confecção de painéis de tinta informativos, dança e ginástica aeróbica, banda, capoeira e venda de camisetas personalizadas.

Segundo uma das organizadoras do evento, a psicóloga Renata Guerda, a ação sempre acontecia em Alagoas de forma descentralizada, mas este ano foi diferente. “Decidimos unir membros de faculdades, trabalhadores, usuários dos programas de acolhimento e movimentos sociais. A nossa intenção é falar a respeito da Saúde Mental e trazer o conceito para a população”, disse.

Ainda de acordo com Renata, faltam políticas públicas na capital para que a qualidade do atendimento aos usuários seja melhor. “É preciso fazer uma reforma na psiquiatria, como por exemplo ter dispositivos nas bases comunitárias para também atender às famílias dos usuários, além de mais leitos nos centros de acolhimento”, pontuou.

Vejam aqui, as fotos do evento: 
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.623856977699934.1073741882.292344770851158&type=1

Dona Laudicéia de Oliveira, de 49 anos, é deficiente intelectual e usuária do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Casa Verde, do Hospital Escola Portugal Ramalho. Ao mostrar o sorriso no rosto, ela não esconde o quanto está gostando do dia. “Pintei esta camisa para vir aqui hoje. Minhas amigas fizeram panos de prato, camisetas. Hoje é um dia muito especial para mim porque estamos vendendo o que produzimos”, revelou.

O evento contou com o apoio do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) tendo as presenças do/as conselheiro/as psicólogos Félix Vilanova (CRP-15/0160), presidente da entidade e Janaína Diniz (CRP-15/3448), presidente da Comissão de Comunicação do CRP-15; e do conselheiro representante por Alagoas no Conselho Federal de Psicologia (CFP), psicólogo Jefferson Bernardes.

Fonte: G1 Alagoas com ASCOM CRP-15
Foto: Marcelino Freitas Neto / ASCOM CRP-15