Destaque

Psicólogo assume a Superintendência de Políticas Sobre Drogas de Alagoas

posse Luan

A Superintendência de Políticas sobre Drogas do Estado de Alagoas está com novo gestor: o psicólogo e conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15), Luan Gama Wanderley Leite (CRP-15/3328). Trata-se de uma unidade programática e executiva da Secretaria da Paz, e que tem por finalidade executar a Política Pública sobre Drogas, e por missão o planejamento, definição, coordenação e o controle das ações relacionadas à redução da demanda de drogas no território do Estado de Alagoas, de acordo com o estabelecido pela Política Estadual sobre drogas.

À Superintendência cabe estimular, orientar, assessorar, acompanhar e avaliar a implantação de Programas e Planos de trabalho da Política Estadual sobre álcool e outras drogas.

O psicólogo Luan Gama, em recente conversa ao blog relatou suas expectativas com relação a sua gestão a frente da Superintendência de Políticas sobre Drogas.

Segundo o Superintendente, não haverá nenhuma alteração nos editais publicados, principalmente no que se refere ao novo credenciamento de Comunidades Acolhedoras, estão todos confirmados e sem alterações de prazos e finalidades.

O espaço do projeto Acolhe Alagoas, que atualmente atende perto da praça Sinimbú, deverá ir para um local mais amplo, com uma estrutura mais adequada e de fácil acesso para atender a demanda crescente de atendimento aos dependentes químicos e seus familiares.

Serão criados grupos de atendimento familiar e estimulados grupos de auto-ajuda, como: Amor Exigente, N.A. , A.A. dentre outros, a Superintendência irá abrir suas portas no período da noite para que esses grupos possam se reunir, tendo assim uma relação e um vinculo muito próximo entre comunidades acolhedoras, dependentes químicos em recuperação e seus familiares.

As equipes de Anjos da Paz ganharão reforço e atenderão o aumento da demanda de dependentes químicos que buscam recuperação através do projeto Acolhe Alagoas, haverá interiorização das ações por meio de equipes itinerantes com base em municípios estratégicos, com esta ação, a SEPAZ estará mais próxima para atender a demanda crescente no interior do Estado.

Será criado um centro de acolhimento transitório, onde serão atendidos casos específicos com objetivo de estabilizar a situação de alguns acolhidos, por exemplo: dependentes químicos que chegarem sobre efeito de drogas, pessoas em situação de rua e sem documentação, oriundos do Hospital Geral do Estado (HGE), etc. Após um período de uma semana de acolhimento e analise da equipe técnica serão transferidos para uma das comunidades acolhedoras da rede estadual do projeto Acolhe Alagoas.

Segundo ainda Luan Gama, será intensificado campanhas impactantes de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, na capital e no interior do Estado.

por Blog Bispo Filho (www.alagoas24horas.com.br)
Foto: Marcelino Freitas Neto (ASCOM / CRP-15)